Encerrando a apresentação da atual diretoria, saiba mais sobre nossa 2ª Tesoureira, Lu Bonancio.
Quem é você e o que você faz?
Luciana Bonancio, curitibana, tradutora há 25 anos. Sou especialista em tradução na área da saúde, formada em medicina veterinária pela UFPR e pós-graduada em tradução pela PUC/PR e em docência do ensino profissionalizante pelo SENAC/PR. Sou também professora de tradução médica em diversas instituições e agora segunda tesoureira da Abrates pela chapa Novos Caminhos.
Como você chegou à tradução e como foi seu início?
Comecei fazendo pequenas traduções durante o meu estágio obrigatório de veterinária nos Estados Unidos. Quando voltei ao Brasil, começaram as traduções de resumos para colegas, depois para professores, e não parei mais. Por muitos anos, atuei como veterinária e tradutora, tradutora e professora, mas agora sou exclusivamente tradutora e professora de tradução.
Para você, qual é o aspecto mais incrível da sua área de atuação?
Trabalho muito com artigos científicos, por isso, muitas vezes, tenho acesso a informações importantes antes das outras pessoas, como no caso da pandemia de COVID-19, quando novas descobertas eram feitas a cada dia e o mundo corria contra o tempo. Isso também tem um lado ruim, é claro, mas para mim é fascinante.
E o mais desafiador?
É lidar com assuntos que muitas vezes nunca foram traduzidos antes, com novas terminologias. A tradução de laudos também é muito desafiadora, pois muitas vezes lido diretamente com a família do paciente. É difícil não se envolver emocionalmente.
Cite um mito e uma verdade sobre sua área de atuação que você só descobriu na prática.
A tradução para o inglês só pode ser feita por nativos. Pode até ser verdade na Europa, mas aqui no Brasil simplesmente não há um número suficiente de tradutores nativos da língua inglesa para atender à demanda de um país continental onde menos de 5% da população consegue escrever em inglês.
Qual dica construtiva você dá para quem possa estar cogitando seguir na sua área de atuação ou para quem possa estar começando?
Para quem está começando, a dica é estudar! Procure pessoas idôneas e peça orientação, busque uma associação para fazer mentoria, faça cursos com professores conhecidos e respeitados entre os pares. Para quem quer começar na área médica, procure cursos específicos nessa área, hoje temos cursos excelentes aqui no Brasil.
Para falar com a Lu na Abrates, envie um e-mail para: financeiro@abrates.com.br
Não se esqueça de que estamos aceitando contribuições para o blog! Envie sua proposta para metafrase@abrates.com.br.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/lubonancio/
Facebook: https://www.facebook.com/luciana.bonancio
Instagram: https://www.instagram.com/lucianabonancio/
Twitter: https://twitter.com/LuBonancio