Hoje você conhecerá um pouco mais sobre a atual 1ª Secretária, Carolina Ventura.
Quem é você e o que você faz?
Meu nome é Carolina Ventura. Sou tradutora juramentada e tradutora/revisora de artigos científicos a serem publicados em periódicos brasileiros e internacionais. Além disso, faço parte da Diretoria da Abrates e da Coordenação do Programa de Mentoria da Abrates para tradutores iniciantes.
Como você chegou à tradução e como foi seu início?
Quando eu tinha 17 anos e precisava decidir o que prestar no vestibular, acabei fazendo a escolha errada. Eu era muito nova e não sabia o que eu queria fazer. Acabei prestando Biologia por causa do meu pai, que é médico. Medicina eu não queria fazer de jeito nenhum, então escolhi uma área um pouco relacionada. Passei no vestibular, comecei a cursar e vi que havia escolhido errado. Desisti do curso já sabendo que o que eu queria, mesmo, era ser tradutora. Minha mãe é professora de inglês e eu sempre adorei tudo relacionado à língua inglesa, mas não queria ser professora. A tradução sempre foi a área perfeita para mim, mas eu tive que entrar no curso errado para ter clareza disso!
Para você, qual é o aspecto mais incrível da sua área de atuação?
Não tem “mesmice”. Hoje posso estar traduzindo para o inglês um artigo sobre a iconografia de Santa Ana na arte brasileira e no dia seguinte posso ter que traduzir um contrato de compra e venda. Estou sempre pesquisando e aprendendo coisas novas.
E o mais desafiador?
Exatamente o que respondi na pergunta 3!
Cite um mito e uma verdade sobre sua área de atuação que você só descobriu na prática.
Mito: trabalhar em casa é fácil. É necessário ter muito mais disciplina, pois você é a sua própria chefe. Se você não for organizada e disciplinada, não consegue cumprir os prazos e se torna uma profissional não confiável (ou começa a varar noites trabalhando para entregar as traduções no prazo, acabando com a sua saúde).
Verdade: trabalhar em casa é uma delícia. É muito bom não pegar trânsito para chegar ao trabalho e poder trabalhar no silêncio da minha casa. Organizando adequadamente a agenda, é possível ter vida pessoal e profissional equilibradas.
Qual dica construtiva você dá para quem possa estar cogitando seguir na sua área de atuação ou para quem possa estar começando?
Estude muito as línguas com as quais você vai trabalhar. As pessoas geralmente se concentram na língua estrangeira e não na língua portuguesa, por ela ser a nossa língua materna. Acham que “português eu sei” e cometem inúmeros erros básicos que poderiam ter sido evitados se a pessoa se conscientizasse de que não é só porque ela é nativa que ela não precisa estudar aquela língua.
Para falar com a Carolina na Abrates, envie um e-mail para: administrativo@abrates.com.br
LinkedIn: www.linkedin.com/in/carolina-ventura-921244/
Facebook: www.facebook.com/carolina.ventura.391
Instagram: @carolventura2018
Twitter: @carolvent