Blog

Eu sou Abrates: Marise Zappa

 

  • Quem é você e o que você faz?

Sou Marise, dentista e tradutora de espanhol>português>espanhol.

  • Como você chegou à tradução e como foi seu início?

Sonhei com meu professor de espanhol me dizendo que eu seria uma excelente tradutora. Liguei para ele e marcamos um café para conversarmos sobre isso. Por ser dentista, abracei a causa e fiz curso de tradução e, depois, pós-graduação em tradução no par de idiomas português-espanhol. Comecei minha carreira pedindo um teste para o grupo GEN; fui aprovada e, desde então, traduzo livros de Odontologia para editoras nacionais.

  • Para você, qual é o aspecto mais incrível da sua área de atuação?

Poder contribuir para o aperfeiçoamento dos meus colegas, através dos livros.

  • E o mais desafiador?

Conseguir transmitir a ideia do autor da forma mais fiel possível.

  • Cite um mito e uma verdade sobre sua área de atuação que você só descobriu na prática.

Verdade: um dentista tradutor tem que ter um bom embasamento teórico sobre várias especialidades dentro da Odontologia. Eu, por exemplo, sou especialista em prótese dentária, mas traduzo livros de outras especialidades porque sempre li e estudei muito sobre vários temas.

Mito: quem traduz Odontologia só tem que saber Odontologia. Não! Tem que ter noções avançadas de gramática, noções intermediárias de informática, saber lidar com a tecnologia digital, noções sobre técnicas de tradução, entre outros. Não basta ser dentista para se tornar um bom tradutor de Odontologia.

  • Qual dica construtiva você dá para quem possa estar cogitando seguir na sua área de atuação ou para quem possa estar começando?

Estude e leia muito, não só sobre Odontologia, mas principalmente gramáticas das línguas de partida e de chegada. Faça muitos cursos e esteja sempre atualizado e preparado. Isso é que faz um profissional diferenciado.

Saiba mais sobre a Marise

Instagram: https://www.instagram.com/isezappa/

Facebook: https://web.facebook.com/marise.zappa.9


Quer participar da série Eu Sou Abrates? Envie-nos um e-mail para [email protected] com o assunto “Entrevista: [seu nome]”. Esta série é exclusiva para membros.

 

Deixe um Comentário