Quem Somos

Somos a ABRATES

Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes

Associação sem fins lucrativos e administrada por tradutores/intérpretes voluntários,

Fundada no Rio de Janeiro, 21 de maio de 1974. Promovemos cursos, eventos e fomentamos a troca de conhecimento e contatos entre colegas e/ou instituições e agências. Através da ponte que estabelecemos flui o conhecimento e é feito o networking, mudando carreiras e vidas. Cada vez mais presente e atuante, a ABRATES oferece vários benefícios para os associados. Conheça nossa história – você sabia que Aurélio Buarque de Hollanda foi um de nossos fundadores?

  • Na Abrates, nosso maior presente é você
  • Os melhores benefícios
  • Tradição e cuidado com nossos associados
VENHA SER PARTE DA NOSSA FAMÌLIA

Conheça nossa história

A Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes, Abrates, foi fundada em  21 de maio 1974, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, divulgar informações, incentivar o intercâmbio e atividades voltadas para todos os aspectos da tradução e interpretação.
Hoje ela congrega profissionais e instituições da área de tradução, interpretação – de línguas faladas e libras. A Abrates promove e apoia a realização de cursos e congressos, e divulga oportunidades de trabalho e de crescimento profissional, dentro e fora do Brasil.
A Associação cumpre seus objetivos promovendo o intercâmbio entre tradutores, intérpretes, estudantes, professores, universidades, empresas de tradução e outras organizações ligadas à atividade.
O Programa de Credenciamento de tradutores visa a valorização da profissão e seus profissionais, servindo de atestado da capacidade profissional do tradutor e oferecendo um controle de qualidade básico para os clientes.
Como membro da Federação Internacional de Tradutores (FIT), desde 1976, a Abrates tem acesso a informações do mercado mundial, oportunidades de treinamento para seus associados em vários idiomas, e ajuda-os a atender um dos requisitos da ISO: pertencer a uma associação profissional membro da FIT.
Os fundadores da Abrates, Paulo Rónai, Aurélio Buarque de Hollanda, Raymundo Magalhães Júnior (o primeiro presidente), Marco Aurélio Moura Matos, Elias Davidovitch, Clóvis Ramalhete, e Daniel Rocha eram visionários com um objetivo nobre. E as diretorias seguintes tiveram a honra e prazer de levar seu trabalho adiante.
Parte dos esforços da Abrates resultou no reconhecimento da profissão de tradutor pelo Ministério de Trabalho. Embora já existisse o cargo de Tradutor Público, apenas em setembro de 1988, devido ao trabalho da então presidente da Abrates, Wilma Vidal, a profissão passou a ser reconhecida, o que deu espaço à criação do Sindicato Nacional dos Tradudores (SINTRA).
Uma nova mudança teve lugar em 1992, agora sob a liderança da presidente Lia Wyler. A Abrates se separou fisicamente do SINTRA e ganhou novo estatuto em 1999.

Missão

Congregar profissionais e instituições que operam nas áreas de tradução e interpretação, em todas as suas modalidades, com ênfase no idioma nacional, apoiando estes profissionais através de atividades informativas, culturais e sociais, proporcionando a valorização e divulgação do trabalho de Tradutor/Intérprete.

Visão

Aumentar cada vez mais a representatividade nacional dos profissionais associados, tornando mais visível nossa entidade de classe, fortalecendo nossa voz junto aos órgãos competentes, nos tornando mais fortes e alcançando maiores conquistas como grupo.

Valores

Ética
Melhores Práticas
Transparência