Conecte-se conosco:

 

1. Quem é você e o que você faz?

Sou Valéria Pinto. Professora de Inglês e Tradutora, inglês x português – português x inglês.

 

2. Como você chegou à tradução e como foi seu início?

Comecei a me interessar pela língua inglesa ainda criança. Queria entender as músicas de que eu gostava, principalmente as dos Beatles e dos Jackson Five. Naquela época, só olhava o significado das palavras no dicionário. Depois comecei a estudar inglês, e me tornei professora. Já na idade adulta, fiz um curso técnico de tradução e, depois de alguns anos, uma pós-graduação na área de Tradução.

 

3. Para você, qual é o aspecto mais incrível da sua área de atuação?

O aspecto mais incrível da minha área é poder aumentar meu conhecimento a cada trabalho realizado e ajudar a comunicação entre as pessoas.

 

4. E o mais desafiador?

É justamente o mais incrível: tornar a comunicação mais acessível e fluida para as pessoas. Isso é desafiador. Você tem que ter um timing correto e, ao mesmo, tempo conseguir adaptar a linguagem para seu público-alvo.

 

5. Cite um mito e uma verdade sobre sua área de atuação que você só descobriu na prática.

Mito: “não precisa se preocupar, o Google traduz ‘prá’ gente”. Nós sabemos que não é assim. Não estou dizendo que o Google não ajude, mas sabemos que, para traduzir, temos que interpretar uma língua, e isso não é tão simples.

Verdade: para traduzir, é necessário que você conheça a gramática e o ambiente cultural da língua a ser traduzida, e que a tradução realizada seja compreensível e relevante para a língua destino e o público-alvo.

 

6. Qual dica construtiva você dá para quem possa estar cogitando seguir na sua área de atuação ou para quem possa estar começando?

Comece a traduzir assuntos de seu interesse, mesmo que seja por diversão. Traduza sua música predileta, veja se faz sentido o que você traduziu. Crie um blog com suas traduções (um blog bilíngue). Seja curioso, leia bastante, leia dicionários (por mais estranho e engraçado que possa parecer). Uma boa dica também é assistir filmes com som/legenda original. Seja um eterno estudante. Faça um curso superior na área; com certeza, vai te ajudar.

 

Saiba mais sobre a Valéria

 

Quer participar da série Eu Sou Abrates? Envie-nos um e-mail para metafrase@abrates.com.br com o assunto “Entrevista: [seu nome]”. Esta série é exclusiva para membros.

Respostas de 2

  1. Muito legal a entrevista, principalmente pela paixão que a Valéria mostrou que tem e pelas dicas de como melhorar o domínio da língua sem necessariamente fazer um curso formal.

    1. Ficamos felizes que você tenha gostado, Tarcildo!

      Se você for associado, também pode criar seu cartão Eu Sou Abrates. E, se também quiser participar da nossa seção de entrevistas, envie-nos um e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *