Now loading... / Carregando...

menu

802-701-9763

support@envor.com

Blog Article

DIT 2020 marca um novo começo

posted in Destaques, Notícias by

A Metáfrase está de volta, agora como blog! Este é o presente da Abrates para você neste Dia Internacional da Tradução. Feliz dia!

E a nova equipe editorial tem algo a dizer, começando com nossa presidente, Gio Lester:

 

 

Nós herdamos da administração passada a tarefa de reativar a Metáfrase, a revista da Abrates. Em conversa com a Caroline Alberoni, eu e o Ricardo Souza decidimos que, para termos uma revista mais dinâmica e ativa, o melhor seria transformá-la em blog. E é essa a novidade que trazemos hoje para vocês: a Metáfrase agora é o novo blog da Abrates!

A revista foi um marco para a associação, e queremos que continue sendo. Para isso, contamos com você! Participe com comentários, sugestões e contribuições. Quando trabalhamos juntos, conseguimos realizar muito mais.

Outra herança da administração passada foi a AbratesAfro. Depois de um hiato, vamos começar com a AbratesAfro versão 2 na Cidade de Deus. Infelizmente, os quatro graduandos do projeto inicial não puderam seguir com o plano original de estágio remunerado na Aliança Traduções devido à COVID-19, mas a ideia é dar seguimento ao projeto.

A nova administração tomou posse dia 1º de agosto e, desde então, já conseguimos implementar vários projetos. Alguns deles são continuação de projetos que haviam começado na administração anterior, como os mencionados acima, outros são completamente novos. Um de nossos objetivos é reavivar o interesse dos associados no futuro da associação, e sabemos que, para isso, precisamos oferecer algo que justifique esse empenho e compromisso com a Abrates.

Para que haja uma participação mais ativa dos associados, eles precisam saber o que a Associação está fazendo para eles e por eles. Por isso, criamos o Abrates VOX, um boletim quinzenal que traz notícias pontuais sobre as ações da Abrates. Seu principal objetivo é desmistificar a Diretoria: também somos seus colegas, tradutores e intérpretes. Todos somos batalhadores dentro da nossa profissão. Estamos com a mão na massa e, por isso, sabemos o que todos nós buscamos como classe no nosso ambiente de trabalho.

Por meio de parcerias, buscamos aumentar o alcance profissional dos associados. Nossa associação com a FIT satisfaz um dos requisitos da ISO e nos aproxima de nossos colegas da América Latina e de outros continentes. Temos contatos na FIT LatAm e na FIT Europa, e esses acessos nos permitem uma visão mais ampla do nosso mercado de trabalho. Formamos parcerias com universidades brasileiras e associações profissionais de outros países da América Latina, sempre buscando trazer mais conhecimento e oportunidades para os associados. Especificamente para os intérpretes, acabamos de fechar uma parceria com o InterpretBank (com um desconto especial) e outra com o Interpreters’ Help (três meses de acesso grátis à plataforma).

Também reativamos nossa página no LinkedIn. É um prazer ver o quanto já crescemos na plataforma. Hoje, temos mais de 1.800 seguidores. É gostoso começar o meu dia visitando o LinkedIn e vendo os colegas celebrando sua afiliação à Abrates.

Ainda temos muito a conquistar. Esperamos poder contar com a sua colaboração para que a Abrates continue crescendo e trazendo ofertas de valor para todos nós. No entanto, para dar conta dos vários projetos, precisamos de sua ajuda. Se você puder doar uma ou duas horas do seu tempo por mês, escreva para voluntários@abrates.com.br. Sua participação certamente nos ajudará a conquistar nossos objetivos de forma mais rápida e eficiente.

Feliz Dia Internacional da Tradução!

 

 

Carta da redação do novo blog da Abrates

 

Há exatamente quatro anos, era criada a Metáfrase, a revista on-line da Abrates, disponível a toda a comunidade, não só aos associados. Sob a presidência do William Cassemiro, a Adriana de Araújo Sobota e a Mônica Reis foram as responsáveis pela criação e pelo lançamento desse marco na história da associação. Eu tive o prazer de participar dos dois primeiros números com uma coluna de entrevista. A partir do terceiro número, assumiram a equipe editorial o Petê Rissatti e a Carolina Caires Coelho, que estiveram à frente da revista até janeiro de 2019, último número publicado. Aproveito para agradecer a cada um deles pelo primoroso trabalho e por nos proporcionar conteúdos tão enriquecedores.

Hoje, no aniversário de quatro anos da Metáfrase, sob a presidência da Gio Lester, tenho a imensa honra de fazer parte de outro marco: a reativação da revista e sua transformação em blog. Agradeço a confiança da Gio e do Ricardo Souza, ex-presidente da nossa associação, que me convidaram para liderar o projeto. No entanto, não estarei sozinha. Contarei com a ajuda das colegas Fernanda Vitarelli e Mariana Sasso, que gentilmente aceitaram o desafio, mas espero contar também com você! Além do rico conteúdo desses quatro anos da revista, que será todo migrado para o blog, contaremos com três séries mensais:

– Artigos de contribuição de toda a comunidade. Gosta de escrever? Envie sua proposta para nós (metafrase@abrates.com.br) especificando no assunto “Convidado: [seu nome]”.

– Perguntas e respostas, na qual destacaremos uma pergunta à qual a própria comunidade ajudará a responder. Tem uma dúvida? Envie sua pergunta para que possamos publicá-la no blog e nas redes sociais e contar com a ajuda de quem mais entende do assunto: nossos colegas. Especifique no assunto do e-mail “Pergunta: [seu nome]”.

– Entrevista dos associados. Quer participar? Envie-nos um e-mail especificando no assunto “Entrevista: [seu nome]”.

Aproveito a oportunidade para relembrar que absolutamente todo mundo que trabalha para a Abrates, inclusive a diretoria, é voluntário. Somos todos profissionais a serviço da comunidade. É por isso que sempre defendo veemente a importância de se associar. A Abrates só é possível graças aos associados e a toda a equipe de voluntários. Ajude você também a aumentar o reconhecimento da nossa profissão e a elevar cada vez mais o nível da nossa comunidade. O respeito e o reconhecimento que desejamos começam por nós mesmos.

Aguardo seu contato: metafrase@abrates.com.br

Um grande abraço,

Caroline Alberoni
Editora-chefe

30 set, 20