Now loading... / Carregando...

menu

802-701-9763

support@envor.com

Credenciamento

associate-of-science-degree-business-administration

 

O que vem a ser o Programa de Credenciamento de Tradutores da ABRATES e qual é a sua utilidade? O Credenciamento facilita ao tradutor comunicar aos seus clientes sua qualificação e profissionalismo. Ao informar sua condição de Credenciado, o tradutor está informando que teve sua qualificação aferida pela Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes. O Credenciamento através da Associação Profissional é prática comum em nossa profissão.

Essa informação pode representar uma vantagem na obtenção de serviços e clientes pois pode influenciar decisivamente a escolha pelo cliente. Muitos países adotam algum programa que comprove que o tradutor teve sua qualificação reconhecida fora dos bancos escolares: ATA (Estados Unidos), NAATI (Austrália), CTIC (Canadá), por exemplo. Também é conveniente lembrar que em vários outros países não há programas de Credenciamento para tradutores, mas sim programas governamentais para nomear tradutores públicos ou juramentados. Esses programas são realizados com freqüência em países como Argentina, Espanha, Noruega, Dinamarca, Alemanha, México, por exemplo, o que significa que se formam tradutores juramentados praticamente todos os anos. No Brasil, os tradutores públicos são nomeados através de um concurso realizado pela Junta Comercial do estado. Há quanto anos não há concurso para tradutor juramentado em seu estado?

Enfim, além dos raros concursos para tradutor público, não há um programa governamental para atestar a qualificação do profissional. E não é pouco razoável pensar que, se houvesse, certamente se assemelharia ao ENEM ou ao exame vestibular. Não cremos que essa solução seja adequada aos bons profissionais (formados ou não em instituição universitária de ensino) que praticam a tradução e atualizam-se, estudam, investem, enfim, aperfeiçoam-se profissionalmente. O Programa de Credenciamento, no Brasil, é oferecido e administrado por uma associação de tradutores e intérpretes, a ABRATES, através de uma avaliação prática, contrapondo-se aos programas de diversos países, que são estatais ou voltados para tradutores juramentados ou programas que se baseiam somente em cursos de formação. É um programa feito por tradutores para tradutores; este é um fator que faz com que ele mereça sua participação, mesmo sem considerar as outras virtudes do Credenciamento.

Quais as características do Programa de Credenciamento e por que ele é adequado ao tradutor profissional? O Certificado de Credenciamento é conferido ao tradutor após sua aprovação em prova específica, realizada sob condições controladas. As provas são preparadas e corrigidas por uma Banca Examinadora composta por profissionais de reconhecida idoneidade e competência em várias áreas. Examine o Regulamento do Programa e os Critérios de Correção e Aprovação disponíveis no site da ABRATES. Cabe também salientar que as provas são examinadas pela Banca sem identificação do tradutor, e que são divulgados apenas os nomes dos candidatos aprovados. Sempre é bom lembrar que um dos orgulhos da ABRATES é a transparência e a seriedade com que o seu Programa de Credenciamento é administrado. Conheça o Programa de Credenciamento e participe!